Todos nós já nos deparamos com a cena de um dono se esperneando de tanto gritar chamando pelo cachorro e ele nem aí! A relação cão e dono precisa ser baseada na confiança e atenção. Seu cão precisa "querer" gostar de estar com você e atender aos seus pedidos. Quase todos os cães são aptos para trabalho e antigamente – muitas vezes dependendo da raça até hoje em dia – trabalham para receber algo em troca. Os cães associam que uma tarefa bem cumprida, resulta em algo bom.
Quando você chama seu cachorro, ou pede para ele sentar, ou buscar a bolinha, por exemplo, está conferindo a ele, uma tarefa a ser executada. Se for bem executada, ele ganhará uma recompensa ( carinho, petisco, atenção etc). Esse é o princípio do condicionamento através de reforço positivo. Fez o que você quer, ganha algo em troca. Não fez, não ganha.
Entendendo isso – acredite, seu cão entenderá MUITO rápido – ficará muito mais fácil e divertido lidar com ele.
Porém, para que ele te entenda, é preciso que ele "goste" de estar com você e preste atenção em você o tempo todo. Um cão que tem um bom relacionamento com o dono, parece hipnotizado olhando para seu dono. Muitas vezes apenas pelo contato visual ele pode ser recompensado, punido ou solicitado a fazer alguma coisa, tamanha a sinergia entre cão e dono.
Se você prefere ter um cão assim do que ter um cão humanizado, que vai dormir na sua cama, morder as visitas, e literalmente mandar em você, essa postagem é para você.
Tentaremos passar aqui, como captar a atenção do seu cão através de reforço positivo, sem agressividade, sem forçar o animal. Apenas por prazer e respeito ao dono.
Vamos começar com um Clicker ( saiba o que é clicker e Clicker Trainning aqui) e um pouco de petisco. Costumamos utilizar a própria ração como petisco. Um grãozinho de ração em cada acerto.
Tente atrair a atenção do seu cachorro, andando ou chamando pelo nome. Assim que ele vier atrás, clique e recompense. Repita algumas vezes, sempre que ele vier, clique e recompense. Se você acha que está "comprando" seu cachorro com a ração e que ele só vem até você por causa dela, é isso mesmo! É assim que vamos começar.
Distancie-se mais, chame-o, faça ele te seguir, clique e recompense.
É muito importante que você perceba que você é o FOCO da atenção dele. Seu cão não pode se distrair com outros objetos ou pessoas durante esse exercício, por isso é melhor começar em um ambiente que ele já esteja acostumado. Se ele nunca foi em um parque e você fizer esse exercício no parque, estará competindo com milhares de cheiros e sons muito mais atrativos que você. Portanto não é um bom lugar para começar. Comece em casa, em um local sem ruídos e sem coisas que seu cachorro possa "pegar" ou "brincar".
Quando sentir mais confiança e perceber que ele está mais atento, vá, aos poucos, dificultando, colocando distrações para ele e sempre recompense quando ele preferir você em lugar das distrações. Com o tempo seu cachorro (filhote de 2 meses ou adulto) irá associar sua companhia a coisas boas. Irá entender que ficar focado em você nos exercícios renderá bons momentos de felicidade junto a pessoa que ele mais ama (você).
Abaixo, colocamos um vídeo para ilustrar esse post. O vídeo é do nosso parceiro Subro Pontes, adestrador localizado no RS. Somos fãs do trabalho dele e do seu canal no youtube. Ele ensina de forma fácil e por meio de reforço positivo diversos truques e comandos importantes para melhorar a convivência entre nós e os nossos cães.
<iframe width="770" height="433" src="https://www.youtube.com/embed/nMhubWvZUUM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>