Vamos agora sim, falar sobre como é ter um Golden Retriever convivendo em apartamento. A Suri, nossa mascote, foi comprada após muita pesquisa e visita aos principais canis da raça, em São Paulo. O canil foi escolhido com muita cautela e atenção. Quando fomos conhecer o canil, a Suri ainda nem havia nascido, haviam 3 fêmeas prenhas e pudemos conhecer e brincar com elas, assim escolhemos a que mais gostamos, e ficamos aguardando o filhote. O pai também estava no local e pudemos conhecer e interagir com ele.
Nas fotos abaixo, temos Mãe e Pai da Suri:
Ambos cães são lindos e não tivemos dúvidas, reservamos uma fêmea que logo deu a luz a uma linda ninhada, um desses filhotes é a Suri com poucos dias de vida:
Detalhe importante: Quando for escolher um filhote , você tem obrigação de verificar o laudo de displasia dos pais, ambos devem ser negativos evitando assim, chances do filhote nascer com displasia coxo-femural (não existe 100% de chance do filhote nascer sem displasia, já que é congênito da raça, mas as chances diminuem muito). Falaremos mais sobre isso no decorrer do post.
Após 60 dias, fomos pegar nosso filhotinho de Golden Retriever e trazer para o apartamento. O apartamento já estava devidamente preparado, com portãozinho de contenção, comida, água, brinquedos, local para ela dormir e tudo mais. O filhote chorou no primeiro dia, chorou no segundo dia… e descobrimos no terceiro dia que deixando uma luz acesa ela não chorava. Fizemos o que 10 entre 10 adestradores recomendam, não dar atenção e não ir olhar o que está acontecendo quando o filhote chora, pois com isso ela iria aprender que chorando, ganharia nossa atenção. Tudo correu bem e a partir do 3º dia, ela nunca mais chorou.
Começamos o adestramento desde o primeiro dia em casa, no caso, no apartamento e posso aconselhar 2 livros muito legais para serem lidos ANTES do filhote chegar em casa e relido DURANTE o período de 2 meses até 1 ano e meio:
Adestramento Inteligente – Alexandre Rossi:
Como Criar o cão perfeito, desde filhote – César Milan:
Esses dois livros, são fundamentais para se entender o comportamento dos cães, linguagem canina, e tudo o que você precisa saber para ter um cão ideal, sem ter sua casa destruída, roupas rasgadas, móveis roídos etc… Vale a pena a leitura, você terá outra visão sobre os cães.
25 Pontos primordiais para se ter um Golden Retriever vivendo em apartamento:
1. Passear 40 minutos de manhã, antes do sol forte. Quando falamos passear, é caminhar, sem parar por 40 minutos. Não é levar o cachorro na grama mais próxima e ficar sentada esperando 40 minutos. Caminhar (como o livro do Milan explica) é o melhor exercício para os cães – e para os donos também – por isso, aprenda e acostume a passear com seu Golden. durante os 40 minutos, faça duas paradas de 2 minutos cada, para que ele possa fazer suas necessidades e descansar um pouco.
2. Passear 40 minutos no final do dia, seguindo as mesmas dicas acima.
3. Delimitar um espaço para que ele durma e passe a maior parte do dia. No caso da Suri, ela passou a maoir parte dos seus 3 primeiros meses que chegou em casa (dos 2 meses aos 5 meses) na área de serviço, onde ela até hoje come e dorme diariamente. sim, ela dorme sozinha na área de serviço, não dorme no quarto e muito menos em cima da cama. Nada contra, mas essa foi nossa escolha e ela é feliz assim.
4. Liberar aos poucos todos os cômodos da casa e sempre junto do filhote, acompanhando para que ele não faça suas necessidades fora.
5. Ensinar os principais comandos (sentar, deitar, ficar) logo nas primeiras semanas que ela está em casa, pois como ela não pode sair na rua ela se diverte aprendendo esses truques. Os Goldens aprendem MUITO rápido.
6. Ensinar sempre utilizando reforço positivo, como o treinamento com Clicker:
7. Não deixar que suba no sofá ou cama se você não quer que ele faça isso quando for adulto.
8. Almoçar e Jantar sem dar comida ou petisco para o filhote. Se ele nunca provar nossa comida, não saberá se é boa ou ruim e não ficará incomodando pedindo comida, além de não ser nada saudável para ele.
9. MUITO IMPORTANTE! Não deixar o filhote andar ou correr em pisos lisos e escorregadios (carpete de madeira, porcelanato, mármore, pisos laminados). Pisos escorregadios fazem com que o filhote em formação tenha que ficar diariamente se equilibrando para não escorregar e isso fatalmente irá desencadear um quadro de displasia.
10. MUITO IMPORTANTE! Utilizar pisos / tapetes / passadeiras anti derrapantes nas áreas em que o filhote fica ou circula dentro de casa, evitando assim escorregões e derrapadas.
11. Quando estiver chegando a hora de passear na rua, após as vacinas, começe a acostumar o filhote com a guia e a coleira, dentro de casa. Passeie com ele dentro de casa por alguns dias, antes de sair na rua. Dessa forma o passeio será muito mais tranquilo.
12. Acostume seu filhote a não puxar a guia, desde o primeiro passeio. Dicas sobre isso podem ser encontradas nos livros indicados.
13. Acostume-se a ter pelos por toda a casa. SIM! GOLDEN SOLTA MUITO PELO. Mas é MUUUUITO pelo mesmo! Se você tem problema com isso, esqueça a raça.
14. Evite dar banho toda semana. Banho 1x por mês é o suficiente, DESDE QUE você escove o seu cachorro pelo menos 2x por semana, tirando todos os nós e sujeira.
15. Passeie com seu Golden pelo menos 2x por dia, durante 40 minutos cada passeio. Isso será o suficiente para que façam no mínimo 3km por dia! Faz bem para ele e muuuito melhor para sua saúde! (sim, repetimos isso novamente, pois é essencial)
16. Se você trabalha e ficará fora de casa o dia todo, um Golden Retriever não é o cão ideal para você. Ele vai se sentir sozinho, fará mal para ele e fatalmente vai encontrar alguma atividade para se divertir que você não irá gostar muito, como rasgar seu sofá novo, roer seus móveis dentre outras coisas divertidas pra cachorro! rs
17. Se você detesta exercício físico, caminhadas e corridas, o Golden não é um cão para seu estilo de vida
18. Se você não gosta de fazer amizades e se irrita com pessoas parando você a cada 100 metros querendo brincar com seu cãozinho. Escolha uma outra raça, pois isso fatalmente irá acontecer durante toda a vida do seu Golden.
19. Se for oferecer ração, ofereça sempre rações super premium e de preferência sem conservantes. Se for optar por alimentação natural, dê uma olhada no site Cachorro Verde.
20. Acostume-se a oferecer ossos recreativos, orelha de boi e de porco desidratada, pata de vaca, além de muitos outros brinquedos para que seu filhote possa roer. Acredite, eles AMAM roer brinquedos e ossos e na falta desses, roerão o que encontrar pela frente.
21. Golden Retriever são cães que amam água. Proporcione isso a ele, seja em uma piscina, lago ou represa.
22. Castre o seu Golden, seja ele macho ou fêmea. Ele será muito mais feliz assim e diminuirá os riscos de ter doenças como câncer quando tiver idade mais avançada. Mas lembre-se castrar quando o seu cão já tiver uma idade avançada, não adiantará nada. A Suri foi castrada após o primeiro cio, com 8 meses de idade. Ela não engordou e não ficou mais quieta… isso é mito!
23. Não invente de cruzar o seu cachorro… Deixe para os canis especializados fazerem isso. Cachorro não precisa “namorar”….
24. Prepare-se para muitos anos de diversão, risada, companhia, amor, afeto, um pouco de bagunça é claro… afinal eles não são robôs.
25. Curta seu cachorro, seja feliz com ele! Aproveite tudo o que ele pode te oferecer e acredite, ele pode te oferecer muito mais do que você imagina!
Espero que esses 2 posts sobre os Goldens tenha sido útil para sua decisão de ter ou conhecer mais sobre a raça. Se tiver alguma dúvida e quiser saber mais, pode me escrever no contato@petretrato.com.br ou então comentar abaixo, que respondo para você.
Ahhhh se já tomou a decisão de ter um companheiro dourado, participe do nosso grupo no facebook chamado GOLDENCONTRO, ou então acesse o site: www.goldencontro.com.br
Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar sua opinião, basta comentar abaixo.