Quem consegue resistir ao olhar de um Golden?
Embora seu porte seja grande é um cão que não assusta nem a uma criança. Muito pelo contrários, parecem grandes bichos de pelúcia, com olhar brincalhão e amigo.
Os Goldens tiveram grande crescimento no Brasil devido a filmes comerciais e publicitários onde sua presença estava sempre aliada a carinho, amor, lealdade, diversão e uma infinidade de bons adjetivos.
A explosão da raça entretanto trouxe alguns problemas, como canis preocupados apenas com dinheiro, produzindo cães sem padrões, com tendência a displasia, e muitas outras falhas graves que acometem todos os cães que se tornam “populares”. A venda de filhotes em qualquer pet-shop, sem nenhum cuidado ou seleção é algo bem preocupante, pois nem sempre as pessoas resistem ao filhotinho tão meigo e acabam comprando gato por lebre. Com o crescimento do filhote, percebem que cão é diferente dos demais, apresenta diversos problemas, a conta do veterinário fica interminável e vemos o sofrimento de cães e proprietários.
Por esse e outros fatores sempre aconselhamos a compra sem impulso. Se você gostou da raça, procure pesquisar, “perca” 2 ou 3 finais de semana visitando alguns canis, conversando com os criadores, conheça os pais, a estrutura de onde são criados, etc. Apenas assim você estará adquirindo um filhote de qualidade e contribuindo para essa raça que você tanto gosta, se desenvolver de forma correta.
A diferença entre Goldens hoje em dia é brutal. Passeando em um parque, podemos notar lindos cães no padrão correto, com a tosa correta, com manias e personalidade de um Golden. Junto a esses, aparecem cães que seus donos compraram como sendo um Golden Retriever, mas o tamanho, o pelo, a cabeça, cauda, boca, em nada se parecem com um cão da mesma raça. É triste ver isso, mesmo sabendo que esse cão “diferente” oferece muita alegria e felicidade para os seus donos e vice-versa.
É bom frisar que de forma alguma estamos desmerecendo esses cães. Muito pelo contrário. Mas é importante conscientizar quem está em busca de um lindo filhotinho, para pesquisar e somente após isso realizar a tão sonhada compra do seu novo amigo. Hoje temos a internet para isso, sabendo pesquisar é possível comprar um belo cão, por um excelente preço de quem realmente se preocupa com eles. Cães não são mercadorias, são seres vivos, e incentivar a comercialização desordenada prejudica o convívio deles com a sociedade.
Após esse apelo, vamos voltar aos Goldens!
Fotografando um Golden
Essa é uma das coisas mais gostosas de serem feitas. A expressão desses cães são fantásticas! Vê-los correndo, ligados, sempre prontos para qualquer atividade é o que gostamos.
As fotos de maneira geral são realizadas com o cão “em ação”, ou seja, correndo, brincando, atento, recolhendo um brinquedo ou galho de árvore. Os Goldens são cães de recolha “retriever”, por isso, sua boca macia faz com que a presa (ou brinquedo) sejam entregues intactas para o seu dono. Eles adoram carregar tudo na boca, chinelos, guia, jornal, brinquedos, galhos de árvore, enfim…
É fundamental treinar essa atividade com seu cão. É o instinto dele e é esse instinto que a Pet Retrato procura mostras nas suas fotografias. Cães sentados, posando para foto é bonito de se ver, mas apenas uma ou duas fotos assim já são suficientes. O que gostamos de ver e que nossos clientes vejam é o seu cão no seu esplendor, aquele momento em que olhamos para nossos melhores amigos e nos enchemos de orgulho.
É muito legal quando vamos fotografar os Goldens e eles se jogam na lama, entram em um lago, se esfregam no chão, correm em busca de um brinquedo e muitas outras situações naturais e divertidas de um cão em seu estado natural.
É legal permitir que seu cão se libere – as vezes pois moramos em SP e sabemos como é entrar com um cão cheio de lama em um apartamento ou no carro – são atividades que enchem os cães e os donos de prazer e o principal, estreitam os laços de amizade e confiança.
Um pouquinho mais sobre a raça
O Golden Retriever é uma raça canina desenvolvida na Inglaterra para a caça de aves aquáticas e selvagens. Seu surgimento deu-se em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos e elaborados por Sr. Lord Tweedmouth, que buscava um cão de médio porte que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, o que levou ao uso de diversas raças, entre elas a extinta tweed water spaniel.1 Como resultado dos esforços, nasceram quatro cadelas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip, sendo os descendentes desta última os principais ancestrais dos retrievers conhecidos hoje.
Já difundidos, os padrões exigidos geraram duas variantes: uma para exposição e outra para o trabalho. A popularidade e as qualidades destes cães os fizeram bons animais de trabalho. Modernamente, são usados para assistir cadeirantes e cegos, além de trabalharem como cães policiais e de resgate. Contudo, na busca pelos mais habilidosos, cruzamentos indiscriminados geram exemplares alérgicos e agressivo-possessivos. Fisicamente, o golden é ainda um animal robusto, de pelagem mediana e lisa, e de coloração dourada. Entre suas principais características físicas está sua expressão, descrita como meiga.
Quer conhecer o padrão oficial da raça? Acesse o site da
Confederação Brasileira de Cinofilia
Vamos fazer um ensaio fotográfico do seu Golden? Será uma lembrança que você vai levar para toda a vida e sempre se lembrar do seu cão de forma especial!
Entre em contato conosco, ou agende seu
Ensaio Fotográfico Pet Retrato.