Se você, assim como nós da Pet Retrato, preza pela saúde do seu pet e prefere prevenir problemas de forma natural e sustentável, vai gostar dessa nossa postagem.
Anos atrás perdemos um Cocker Spainel com 8 anos de idade e sua morte precoce por câncer nos fez pesquisar mais sobre as possíveis causas. Descobrimos muitas coisas sobre tudo, desde problemas com rações até o risco das pipetas anti-pulgas, aplicadas mensalmente nos cães e gatos. Após alguns anos, tivemos a oportunidade de ter uma nova mascote, dessa vez uma Golden Retriever, hoje com 1 ano e 9 meses.
Sabendo dos riscos das pipetas anti-pulgas e dos estudos comprovados em países mais desenvolvidos, como EUA, Alemanha, Itália e outros países europeus, sobre os males que as pipetas oferecem as nossos pets, fomos atrás de alternativas naturais, afinal um Golden Retriever vive na grama e em lagos e fatalmente pegaria pulgas e carrapatos. Nossa mascote, uma Golden Retriever, hoje com 1 ano e 9 meses, desde que chegou do canil, com 60 dias, NUNCA utilizou qualquer tipo de pipeta, colar, ou comprimido anti-pulgas / carrapato.
Ao longo desse tempo utilizamos como repelente natural, apenas alho (meio dente oferecido em lascas bem fininhas toda manhã, junto com a ração) e borrifamos óleo de Neem diluído em água, 3x por semana, ou antes de ir em parques e lugares com maior risco de pulgas e carrapatos. Curioso que nossa mascote passeia diariamente em praças arborizadas e também vai no Parque do Ibirapuera – em São Paulo, 2x por semana, brincar com outros cães e até hoje, por sorte (seria bem estranho apostar em sorte) ou por conta do alho e do Neem, nunca pegou pulga ou carrpato.
Um pouco mais sobre o alho:
O Alho melhora o sistema imunológico do cão, estimulando as atividades das células brancas do sangue que luta contra micróbios e células cancerígenas. Suas propriedades antibacterianas e antimicrobianas ajudam a combater diversos tipos de infecções internas ou externas, virais ou fúngicas da boca, garganta, trato respiratório, estômago e intestinos.
Alho, quando combinado com o azeite pode ser utilizado para curar ferimentos leves, infecções de ouvido ou ácaros da orelha. Ele atua como um excelente agente de desintoxicação do fígado e auxilia na eliminação de toxinas do corpo que pode incentivar tumores cancerígenos.
O Alho cru misturado com a comida do seu cão, reduz os níveis sanguíneos de colesterol.
Para quem imagina que nossa mascote deva tomar banho em pet shop 1x por semana e por isso estaria livre dessas pragas, ficará mais surpreso ao saber que ela toma banho, apenas 1x por mês – o que é o suficiente para a raça – desde que seja escovada, pelo menos 2x por semana.
Ok, vocês devem estar curiosos para saber o que é o tal do Neem (já que o alho, todos conhecem).
O Neem, se pronuncia “NIM” é cientificamente chamada de Azadirachta indica, uma árvore do sudeste da Ásia e do subcontinente indiano. Vive em clima tropical, que pode ser cultivada em regiões quentes e solos bem drenados; ela é resistente à seca, tem crescimento rápido, copa densa e pode alcançar até 20m de altura. O neem tem capacidade para suportar condições extremas de calor e poluição da água, melhora a fertilidade do solo e reabilita terras degradadas. Além disso, essa árvore desempenha um papel importante no controle da erosão do solo, na salinização e prevenção contra os efeitos de inundações.
Atualmente, existem grandes plantações de neem na Nicarágua, Cuba, El Salvador, Chile, Guatemala, Costa Rica, República Dominicana e até na Alemanha e nos Estados Unidos. No Brasil, a planta foi introduzida por Belmiro Pereira das Neves, em 1993, na luta contra o uso de agrotóxicos. Para Neves, o Neem pode ser usado não só na produção de pesticidas, mas também na agricultura familiar, pois a árvore produz sombra e fruta. O especialista nessa espécie de árvore destaca ainda que o neem também está sendo utilizado em áreas que sofreram processo de desertificação e em projetos de reflorestamento, em substituição ao pinus e ao eucalipto, pois seus frutos atraem os animais.
Comercialmente, o neem tem muitas vantagens: sua madeira, prima do mogno, é resistente e sua semente, casca e folhas podem ser utilizadas na fabricação de utensílios, pesticidas, repelentes, fármacos (de função terapêutica), cosméticos, além da vantagem de sua cultura ser considerada de baixo custo.
Os diversos usos do neem
-Medicinal: Segundo artigo publicado pelo departamento de bioquímica da Universidade Estadual de Maringá e as literaturas a respeito dos efeitos farmacológicos e médicos observados no corpo humano pelos extratos das várias partes da planta de neem, é considerado eficiente na cura e prevenção de várias doenças;
As folhas, solúveis em água, possuem atividades antissépticas, curativas, antiúlcera, anti-inflamatória, hipolipidêmica, que agem no controle dos níveis de colesterol, e hepatoprotetora. Tal estudo aponta que os extratos das folhas de neem, aplicados no creme dental, reduzem a placa bacteriana e têm bons efeitos no tratamento de gengivites e periodontites.
Sobre os efeitos do extrato da casca de neem, foram observadas ações gastroprotetoras e inibição da ulceração gástrica. Além disso, alguns estudos apontam o extrato da casca de neem como um forte aliado no tratamento de diabetes. O óleo de neem, por sua vez, tem demonstrado efeitos de anti-infertilidade, sendo usado como espermicida e com atividade antimicrobiana significativa contra patógenos sexualmente transmissíveis.
Os extratos das folhas e sementes de neem também funcionam como repelente natural no uso doméstico, a exemplo da citronela, auxiliando no combate à malária, dengue, podendo também afetar o desenvolvimento do protozoário Trypanosoma cruzi, parasita vetor da doença de chagas.
-Agropecuária: a pasta de neem tem sido empregada, na Índia, nas culturas de arroz e cana-de-açúcar desde 1930, visando o combate à Diatraea saccharalis, considerada uma das principais pragas da cana-de-açúcar e contra o cupim. O neem e seus derivados chegam a afetar mais de 400 espécies de insetos pertencentes às ordens Coleoptera, Deptera, Heteroptera, Homoptera, Hymenoptera, Lepidoptera, Orthoptera, Thysanoptera, Neuroptera, alguns aracnídeos e alguns fungos.
Popularmente pode-se dizer que o uso do neem atua contra pernilongo, piolho, pulga e carrapatos.
Utilizamos o Neem da
Preserva Mundi, eles entregam em casa por sedex, sem trabalho e sem complicação. Você pode utilizar o Repel Neem pronto para uso, como na imagem acima, ou então comprar o óleo concentrado e diluir por conta própria. Ambos funcionam, mas nós preferimos utilizar o óleo e diluir em casa.
Um fator curioso sobre o neem é que ele perde suas características em contato com a luz solar. Então, procure guardar sempre em ambiente escuro e aplicar semanalmente no seu pet. Para aplicar, basta borrifar no pelo, umas 2 ou três borrifadas já é suficiente. Gostamos também de encostar o borrifador na pele (embaixo dos pelos) do pet, bem no local onde se utiliza a pipeta (entre a cernelha e a cabeça) e borrifar nessa região.
O cheiro é bem característico, parece cheiro de mato… não tem uma aroma perfumado, mas também não tem cheiro ruim que deixa a casa toda cheirando neem. Para quem não gostar do cheiro, a dica é misturar algumas gotinhas de óleo de citrolena, melhorando o cheiro e também a função de repelente de insetos.
Esperamos que gostem dessa dica. Se você já utiliza o neem, comente abaixo sua experiencia ou tem dúvidas, é só perguntar que responderemos.