Home
WHIPPET - O CÃO DIVERTIDO DE SER FOTOGRAFADO!
Whippet é uma raça canina do grupo dos galgos oriunda do Reino Unido. Estes caninos são conhecidos como potentes caçadores e atletas natos, em vista de seu físico aerodinâmico. São considerados de aparência elegante e aparentemente delicada. Apesar de requererem bastante exercícios, estes cães são calmos em casa, o que os torna bons animais de companhia.
De pelagem curta e fina que apresenta-se em variadas cores, necessita de casacos durante o inverno. Podendo medir até 70 cm e pesar 25 kg, é classificado com um cão de médio porte cujo adestramento apresenta dificuldade moderada para donos inexperientes.
Os Whippets são originários do norte da Inglaterra, criados pela classe trabalhadora dessa região, através de cruzamentos de pequenos Greyhounds com outras raças, entre elas o Italian Greyhound e cães Terriers (por exemplo, Manchester Terrier). Existem várias opiniões sobre quando foram criados, uma das mais aceitas é a de que eles surgiram no século XIX. A idéia era unir a agilidade do Greyhound à um cão pequeno, ou seja, pequeno e veloz para caçar coelhos e também para corridas.
Era uma raça popular entre esses trabalhadores e conhecida como o “Greyhound dos pobres”. Isso porque naquela época as corridas de cães com Greyhounds eram luxo somente da classe mais rica da sociedade; os Whippets vieram para suprir essa lacuna com a classe mais simples. Surgiram então as “corridas de trapeiros”: uma competição em que os cães precisavam identificar rapidamente seu dono e chegar até ele antes dos outros competidores. Os donos ficavam de longe, lado a lado, chacoalhando um trapo.
A aparência moderna da raça foi criada pela classe mais alta de criadores ingleses, que compraram os melhores Whippets e os acasalaram para se parecerem mais com um “Greyhound em miniatura”.
Sua fragilidade é só aparente. Whippets são fortes e resistentes.
São “magros” em relação a outras raças, justamente por possuírem pouca gordura corporal; além de terem formas graciosas e elegantes, como pernas compridas, tórax largo, coxas musculosas (de onde sai o “arranque” nas corridas).
Uma curiosidade é que os Whippets sentem muito frio, acredita-se que pelo seu baixo índice de gordura. Por isso no frio eles precisam de roupinhas e é muito comum no inverno vermos um modelo mais curioso que o outro, desfilando nos corpos desses “cães modelos”.
Fotografar Whippets não é uma tarefa fácil, mas é muito prazeiroza de ser realizada. São cães bastante expressivos e rápidos, que exige muita atenção e concentração do fotógrafo. Nós da Pet Retrato adoramos fotografar Whippets, e estamos bastante felizes pela popularização dessa curiosa raça. Os prorpietários de Whippet, curiosamente sempre tem em comum um elevado senso estético e em sua maioria são arquitetos, publicitários, fotógrafos, designers, produtores, cirurgiões plásticos, artista plásticos, etc.
Curiosidade! Vale a pena conhecer o Whippet mais forte do mundo, nesse vídeo da Animal Planet. É impressionante: